Peripécias de um delator - O caso Snowden


Em tempos de modernidade tecnológica ,não é de se admirar que ate as cores de suas roupas intimas sejam de conhecimento da alta cúpula governamental americana. Recentemente, eclodiu na imprensa mundial a história de Edward Snowden, ex analista de inteligência americano e delator dos projetos de espionagem da terra do Tio Sam. Snowden expôs ao mundo o que os americanos fazem debaixo de nossos narizes e (teoricamente) nunca notamos. Seria ele o um herói? Sera que o nerd-hacker-delator não tinha noção das consequências de suas peripécias? Afinal, o que ele ganhou com tudo isso? Vamos pensar um pouquinho.


Desde sempre o governo americano buscou a hegemonia mundial em todos os aspectos.Sob qualquer preço, atropela princípios de ética e não hesita em conturbar as relações internacionais em prol de seus interesses. Nas telecomunicações não foi diferente. Os Estados Unidos mantinham um esquema de espionagem que coletou dados de ligações telefônicas de milhões de cidadãos americanos a partir do programa de monitoramento chamado de PRISM. O ex-consultor da CIA também revelou que a Casa Branca acessava fotos, e-mails e videoconferências de quem usava os serviços de empresas como Google, Skype e Facebook.

Entretanto, isso durou ate o dia que Snowden decidiu abrir o bico e gritar para os quatro cantos do universo tudo que sabia. Entretanto, o corajoso ex-agente da CIA sofre as mesmas conseqüências que qualquer um sofreria se fizesse o mesmo que ele. 

Agora, vejamos: O que Snowden fez? 


Não foi apenas uma simples denúncia. Não foi uma simples delação.  Foi um alerta para o mundo sobre até que ponto os americanos podem chegar em troca de soberania política.





"Mas espera aí... Se ele fez um bem a todos denunciando espionagem, não deveria chover asilo político pro camarada?"




Teoricamente sim Jimmy, mas nem tudo é tão simples assim. Oferecer asilo político a Snowden é sinônimo de afronta diplomática aos americanos, e isso ninguém tem coragem de fazer. 

O fato é que o que Snowden fez, poucos fariam. Encheu o peito de coragem e gritou para o mundo o que sabia. Em troca não ganhou e nem ganhará um prêmio ou gratificação, talvez nem mesmo um muito obrigado, mas sua atitude tem grande significado para a liberdade de comunicação e para o fim do monopólio da informação.




"Balela. A verdade é que os EUA vão continuar vigiando todo mundo. Eles tem poder pra isso e homens como Snowden são como peões de xadrez. É um homem morto."



De fato, Snowden está sob os holofotes, e o próprio sabia que rumos tomaria se ele fizesse o que fez. Ele optou por fazer e agora sofre as consequências.... As consequências de mostrar ao mundo o "Dark background" do poder. No decorrer da história da humanidade, os heróis normalmente são hostilizados. Não é de se admirar que isso aconteça também com os heróis modernos.


Formado em TI e curioso por natureza, Pedro Antônio é o criador do Appcheckup e do Nível Crítico, blog crítico de diversos assuntos. Criou o blog com intuito de expor seu parecer sobre diversos assuntos e compartilhar o ponto de vista analítico de alguém que busca a verdade oculta nas entrelinhas da vida.

First
0 Comentários

O que você tem a dizer sobre isso?